quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Arte com frutas ( 71 )












































Mesa de frios


Essa mesa fiz pra uma confraternização de final de ano aqui na minha escola...


Essa, tem uma fonte de chocolate...hummm isso póóóódeeeeee...





Giuseppe Arcimboldo criou também obras que à primeira vista são apenas pinturas de frutas e legumes, mas quando você olha de ponta-cabeça....

postagem do blog
http://www.peramblogando.blogspot.com










Giuseppe Arcimboldo

Você já deve ter visto algum quadro ou escultura em que o artista junta um monte de objetos para formar uma única figura. Essa técnica se chama Assemblage e é bastante empregada na arte contemporânea. Um dos precursores da Assemblage foi o pintor italiano Giuseppe Arcimboldo quando, lá pelos idos de 1550, juntou legumes, frutas, flores e formou figuras de rostos humanos. Seu trabalho ganhou reconhecimento pela inovação e, por isso, angariou seguidores. Ainda hoje é possível ver releituras das pinturas de Arcimboldo em peças publicitárias e em trabalhos de diversos artistas.







Você encontra os quadros na:

http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=4431&origem=0


Companhia das Letrinhas

Giuseppe Arcimboldo nasceu em Milão, em 1527, mas passou 25 anos longe do seu país. Célebre desde jovem, teve vida longa, durante a qual conviveu com príncipes e grandes homens de sua época. Além de pintor, também foi arquiteto, engenheiro, cenógrafo de teatro e organizador de festas. Entre seus quadros mais famosos estão as figuras compostas por uma mistura enorme de elementos: A primavera - composta toda de flores e plantas -, O verão - feito de frutas e legumes -, O outono - do qual fazem parte folhas amarelas, frutas maduras e mais secas, como cogumelos e avelãs - e O inverno - personagem triste e sem vida, armado em troncos e galhos secos.

São quadros perfeitos para as atividades desta coleção: neles as crianças podem procurar detalhes escondidos e decifrar pinturas interessantes. Além das atividades com as obras de Arcimboldo, brincadeiras apresentam a vida agitada do artista, e as grandes novidades da época em que ele viveu.

Tradução Eduardo Brandão










Acho que eu tenho um pouquinho de Giuseppe Arcimboldo... eu adoro ele e a nossa diferença é que eu crio e isso tudo resulta em crescimento, ou seja todos comem e ficam fortinhos rsrsrs Ele enche os olhos e a alma de quem aprecia suas obras e eu a barriguinha rsrsrsr...

Essa tela: Verão" (573) faz parte da série As Quatro Estações, a principal obra do pintor italiano Giuseppe Arcimboldo. Nela, o artista partiu de elementos da natureza, tais como frutas, verduras e flores, correspondentes a cada uma das estações. Todos agrupados para compor fisionomias humanas em referência ao gênero do retrato.

A obra é um busto de perfil, mostrando um personagem antropomorfo, fantástico. O que salta aos olhos do observador é o jogo de ilusão de ótica no qual Arcimboldo nos envolve. O observador é instigado a montar uma personificação imaginária e a penetrar a imagem em seus detalhes e nos vários caminhos simbólicos que ela sugere.

Esta obra integra o acervo do Museu do Louvre.

Veja outras obras de Giuseppe Arcimboldo na Web Gallery of Art

http://oglobo.globo.com/pais/noblat







Ontem o formador Rogério perguntou se no meu blog havia algo para comer...acho que agora ele ficará satisfeito...tem bastante coisas para saborear rsrsrsr

Nenhum comentário:

Postar um comentário